Cuidados importantes na hora de comprar um imóvel

É preciso bastante precaução e planejamento para adquirir um imóvel. Senão, o que era pra ser uma felicidade pode se tornar uma frustração. Confira algumas alguns cuidados importantes na hora de comprar um imóvel.

É muito importante conferir toda a documentação, estrutura e infraestrutura. A fim de evitar um mau negócio, é necessário cautela para avaliar tudo que diz respeito ao imóvel, só assim você se certifica que estará livre de complicações futuras e ficar por dentro sobre cuidados importantes na hora de comprar um imóvel.

O cuidado tanto para novos e usados, é verificar todas as documentações como: IPTU, escritura, habite-se e matrícula. Se o vendedor for pessoa jurídica, peça a certidão negativa do INSS e do FGTS. Além da certidão negativa de débitos tributários na esfera federal, estadual e municipal. Se for comprar na planta, é importante verificar se existe o cadastro da incorporação no Registro de Imóveis e confirmar com a prefeitura se a planta foi aprovada. Peça uma cópia do memorial de incorporação. A Lei de Incorporação dita que para vender as unidades a incorporadora deve arquivar quinze documentos no cartório de registro de imóveis. Entre eles: prova da propriedade do terreno e a descrição do material usado na construção.

Tenha certeza de que o bem está livre de cobranças e se o vendedor possui dívidas, que tenha condições de pagar. Ele deve apresentar certidão de quitação do IPTU, de verba condominial e matrícula atualizada comprovando ausência de penhora. Também a certidão do distribuidor com a relação dos processos judiciais que envolvem o imóvel ou seu vendedor, além da certidão de propriedade, com negativa de ônus e alienações.

Recomenda-se cautela com os planos de financiamento direto pela construtora. Elas oferecem prazos mais curtos, mas o saldo devedor geralmente é corrigido pelo IPCA, que é mais alto do que a Taxa Referencial, usada nos financiamentos bancários. Assim, pode ser que no final do prazo, se pague mais de duas vezes o valor financiado com a construtora. Os bancos oferecem prazos maiores, em que a prestação fica menor, porém, no final desse prazo pode-se pagar três vezes o valor financiado.

Além disso, tenha cuidado ao comprar imóveis antigos para reformar. Verifique se o zoneamento da região permite obras e se o prédio está no mesmo nível da reforma que você deseja realizar. Confirme se não se trata de um imóvel tombado por algum órgão de preservação. Também investigue se não há taxas de condomínio atrasados, pois, após a compra eles serão de sua responsabilidade.

Para evitar fraudes, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) emitiu uma recomendação para que tabeliães de notas informem os envolvidos em transações imobiliárias e partilhas de bens sobre a possibilidade de obtenção da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas. Muitas vezes são vendidos imóveis ou transferidos bens para fugir de penhoras para pagamento de dívidas trabalhistas. Caso esses cuidados não forem tomados, o juiz pode entender que o comprador não agiu com a devida precaução e desfazer a venda.

Também, deve-se considerar gastos com manutenção e taxa de administração da imobiliária. Imóveis antigos geralmente são mais espaçosos, mas é preciso avaliar com cuidado as condições da estrutura. Se possível, além do corretor, chame um arquiteto ou engenheiro de sua confiança para uma avaliação mais técnica. De qualquer forma, para que essa não seja uma tarefa desagradável contrate os serviços de uma imobiliária de credibilidade, que possua experiência para lhe guiar com conforto e segurança nessa situação tão importante.

Tudo isso é muito válido em termos de cuidados importantes na hora de comprar um imóvel
Outras notícias