Saiba como alugar seu primeiro imóvel!

Estudante: tudo o que você precisa saber para alugar um imóvel pela primeira vez

Você já ouviu falar em alunos migrantes? Depois da temporada de exames de instituições públicas e privadas e da lista final dos resultados, chega a hora dos estudantes migrarem para outras cidades e estados para começarem uma vida acadêmica.

Os chamados “alunos migrantes” têm o desafio de, em um curto espaço de tempo, encontrar uma nova moradia e se adaptarem a uma nova realidade, muitas vezes, a primeira experiência de morar sozinho ou longe dos pais. Normalmente, esse movimento é feito no início de cada semestre, logo depois do período de férias. Se esse é o seu caso, cola nas nossas dicas e fuja das principais armadilhas na locação de imóveis. 

 

Foco na pesquisa

Critérios como localização e mobilidade são essenciais para a escolha do imóvel, afinal, morar perto da universidade ou ter fácil acesso à mesma é um diferencial e tanto quanto o assunto é custo x benefício.  Nada mais prático do que usar a internet para a pesquisa. Se você não quiser se estressar se deparando muitas vezes com o mesmo imóvel em buscas diferentes, acesse netimoveis.com e confira mais de 100.000 oportunidades únicas e qualificadas em todo país.

 

 

Planejamento financeiro

Calcule bem seu gasto total antes de fechar a proposta. Lembre-se que além do valor do aluguel do imóvel escolhido, você poderá acumular outras despesas extras como IPTU e taxa de condomínio (para apartamentos). Especialistas indicam que essa despesa total não deve ultrapassar 30% do seu rendimento.

 

IPTU, condomínio e taxas extras

Já que antecipamos esse assunto no item acima, saiba que quem paga o IPTU é o dono do imóvel, entretanto, como é uma cobrança negociável, pode vir expressa no contrato de locação, por isso, verifique com antecedência.

Já a taxa de condomínio é obrigação de quem vai alugar um imóvel e, além dela, é possível ter um adicional de outras taxas extras, especialmente em prédios e condomínios. Valide todas essas informações antecipadamente e lembre-se se que o inquilino só é obrigado a arcar com as despesas relacionadas à conservação, como pintura e manutenção dos elevadores.

Vistoria detalhada

Se você já está certo da escolha, faça uma vistoria minuciosa. Documente com fotos e arquivos datados e tenha atenção especial para a parte elétrica e hidráulica do imóvel. Se for possível contar com a ajuda de um especialista no assunto, melhor ainda.

#FicaADica

Sempre é bom lembrar que contar com uma imobiliária para orientação e direcionamento nas questões práticas e burocráticas é um grande ponto de apoio.

Se precisar de ajuda, conte com a experiência e qualificação da Bittencourt Lopes Imóveis, empresa referência no mercado imobiliário baiano há quase 40 anos.

 

Obs: Texto originalmente publicado na página da Netímóveis, a maior rede de compartilhamento de negócios imobiliários do Brasil, da qual a Bittencourt Lopes Imóveis é associada.

 https://www.netimoveis.com/blog/estudante-tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-alugar-um-imovel-pela-primeira-vez/)