Investir em imóveis ainda é uma boa opção

Investir em imóveis ainda é uma boa opção, segundo o investidor americano Sam Zell, um dos maiores especialistas do mundo em compra e venda de imóveis, apesar do cenário econômico não parecer muito animador, o momento de investir no Brasil é agora.

No mercado imobiliário os preços aumentam junto com a demanda. Como hoje a busca é pouca, comprar agora pode ser vantajoso com uma futura recuperação da economia. Contudo investir em imóveis ainda é uma boa opção. O preço de revenda ou de aluguel precisa compensar a aplicação. É necessário ter planejamento e cautela para evitar dores de cabeça. Também certificar se as documentações estão regulares e livres de dívidas. O retorno sobre a aplicação normalmente é de médio e longo prazo, já que é preciso aguardar um comprador ou locador. De qualquer forma, para a sua segurança é bastante aconselhado procurar uma imobiliária com credibilidade, que cuide para que tudo seja feito corretamente.

Planejamento é a chave!

Primeiro é preciso ter em mente a que o investimento se destina. Alugar continua sendo um bom negócio. Apartamentos menores são muito procurados para aluguel. Eles são mais lucrativos, com ganhos maiores que a renda fixa. Os maiores e luxuosos são mais difíceis de alugar, uma vez que normalmente o público a quem se destinam preferem comprar. Para um melhor resultado é mais indicado adquirir várias pequenas unidades, do que apenas uma de luxo. Pois esse, mesmo que se valorize, terá um preço muito alto, o que o tornará mais difícil de ser vendido. Por sua vez, os menores se valorizados ainda poderão ser pagos por financiamento dos futuros compradores, isso também dilui os riscos.

Pode-se obter descontos ao comprar apartamentos nos primeiros andares, eles estão mais expostos ao barulho e tem a vista limitada. Imóveis na planta também têm o preço menor, já que enquanto são construídos, o proprietário não obtém rendimentos com eles. No caso de terrenos, fazendas, sítios e casas de praia é preciso ter cuidado. Eles demoram mais para se valorizar, uma vez que a demanda por eles é menor. A compra de terrenos são os que tem maiores possibilidades de lucro. Mesmo que o lote seja comercial ou residencial, é possível adequar diversos tipos de projetos e negociar a qualquer momento. É indicado investir em locais próximos aos centros urbanos. Verifique a capacidade de construção do terreno, além da localização, topografia, acesso e restrições ambientais. Pesquise quais as regiões com potencial de valorização. Se tem ou terá uma boa infraestrutura com transporte, comércio, escolas, bancos etc. Um bom negócio pode ser converter casas grandes ou sobrados residenciais, com boa localização, em comerciais. Preferencialmente para os que se destinam a escritórios e lojas. Por sua vez, escritórios menores e lojas em shopping centers oferecem menos riscos e são mais fáceis de alugar.

Modalidades e ganhos

Investir em imóveis ainda é uma boa opção, porem o mercado de aluguel no brasil ainda é um pouco arriscado, visto que a legislação favorece bastante o inquilino. Isso dificulta a retomada em casos de disputa por aluguéis atrasados. Por isso, uma boa alternativa é o “built to suit”, que se trata de uma construção sob medida, de acordo com os interesses do locatário. São realizados contratos de longo prazo, geralmente estipulados em 10 ou 20 anos. O acordo é feito antes de iniciar a construção, assim é possível calcular o lucro pelo tempo do contrato e garantir bons resultados. Esta modalidade é muito usada para indústrias, mas também abrange escritórios, hotéis e escolas.

O tempo de retorno sobre o investimento em imóveis geralmente é em longo prazo. Depende da região e das características do prédio. Os ganhos com aluguel ficam entre 0,80% e 1,20% ao mês, antes do desconto de impostos, que variam entre 15% e 27,5%, dependendo do valor cobrado na locação. Além disso, cerca de 10% vai para a corretora que alugou. Já os lucros para venda são indefinidos, depende das condições da propriedade e do mercado no momento da negociação. Se forem tomados esses cuidados, é possível obter bons ganhos com o investimento em imóveis, já que se trata de um negócio relativamente seguro. Para todos os casos é imprescindível o papel de uma imobiliária com bons corretores, que podem auxiliar para que tudo transcorra da melhor forma. Então, essas foram algumas informações para você ficar ciente que investir em imóveis ainda é uma boa opção.

Outras notícias