Quer otimizar espaço em casa? Caixotes de madeira são opção barata e sustentável!

Você sabia que as caixas de madeira (que muitas vezes acabam descartadas nos supermercados e feiras) podem se tornar peças de decoração muito estilosas e úteis? Além de enfeitar, elas podem guardar documentos e outros objetos, deixando a casa mais organizada. 

Ao executar uma pequena reforma, ainda é possível transformá-las em peças do mobiliário, como mesas, cômodas, estantes e prateleiras. Além de embelezar seu apartamento ou sua casa, você contribui com a redução dos resíduos em aterros sanitários e a necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos objetos.

Confira algumas dicas  do site SustentArqui para reutilizar caixotes de feira na decoração:

ANTES DE LEVAR PARA CASA: Recomendamos sempre limpar bem o material antes de levar para casa. Como são feitos de madeira de baixa qualidade, são ambientes propícios ao desenvolvimento de fungos e bactérias, escolha somente os que estiverem bem secos e faça uma higienização antes de colocá-los no seu lar.

CUIDADOS: As caixas de feira costumam ter muitas farpas, é preciso ter cuidado ao transportá-las. Para removê-las tem que lixar bem toda a superfície. Logo é necessário aplicar algum produto contra praga, fungos e bactérias, hoje felizmente já existem alguns ecologicamente corretos.

SEGURANÇA: Se for utilizar em algo que levará peso, como uma estante, é bom reforçar a estrutura com parafusos, mas tenha cuidado para não rachar pois a madeira é frágil. Neste caso, escolha os mais fortes, dizem que os caixotes mais resistentes são os de transporte de laranjas.

SE FOR PINTAR: Escolha tintas livres de COV, ou com baixos níveis destes.