Você conhece os vilões do condomínio?

VOCÊ CONHECE OS VILÕES DO CONDOMÍNIO?

 

A taxa de condomínio é um rateio de despesas, ou seja, ela é resultado de uma compilação de diferentes gastos que por sua vez estão sujeitos a constantes variações. Essas taxas apresentam um crescimento maior quando ocorre um reajuste salarial, por exemplo, além de ficarem sujeitas aos constantes aumentos de água e energia, que vão afetar muito significativamente no valor final. Mas existe também a questão do consumo exagerado desses dois recursos, muitos condomínios não controlam devidamente a utilização desses bens, isso chega a certos níveis insustentáveis e a única saída é aumentar a taxa.

Pessoal

Um dos principais pontos críticos do orçamento do condomínio são as despesas com pessoal. Mas o que deve ser com contemplado nessa categoria? As despesas com pessoal incluem o pagamento dos salários, todos os direitos trabalhistas e previdenciários para os empregados, tais como remuneração, 13o salários, acréscimo de férias, INSS, FGTS. Analisar esses números é fundamental para o controle do orçamento!

Água

A água é o segundo item mais pesado no orçamento dos condomínios.
E, ainda bem, há bastante espaço para melhorias no padrão de consumo dos condomínios: individualização de hidrômetros, reuso da água da chuva e campanhas de conscientização para moradores e funcionários impactam positivamente no perfil do uso da água.

Despesas com manutenção e conserto

“Prevenir é melhor do que remediar” Problemas no elevador, imprevistos no encanamento, pane no sistema da portaria… situações desse tipo podem representar um grande impacto no orçamento condominial.

Para evitar essa surpresa desagradável, uma prática muito recomendada é a manutenção preventiva, que evita o desgaste prematuro de equipamentos e da estrutura predial como um todo.

Energia

O peso da conta de luz, no condomínio, pode variar entre 5% e 10% do custo total de manutenção e isto, para os condôminos, pode representar um aumento da ordem de 10% a 20% na taxa de condomínio, dependendo do consumo.

Despesas extraordinárias

Despesas extraordinárias são os gastos imprevistos ou destinados com benfeitorias, ambos nas áreas de uso comum:
Emergência
Vazamentos
Desentupimentos das prumadas
Substituição de bombas d’água
Troca ou substituição de equipamentos
Benfeitorias
Reformas (garagem, piscinas etc.)
Aquisição de equipamentos (academia de ginástica, central telefônica etc.)
Fundo de Reserva

Quer derrotar esse vilão?
Conheça o super BLI CONDO – com super poderes de reduzir gastos do seu condomínio.
https://www.bl.adm.br/